sexta-feira, 22 de junho de 2012

6º CONGESP RN

É com imenso prazer que o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte - CRA/RN, em parceria com a Secretaria Estadual de Administração e dos Recursos Humanos, através da Escola de Governo, e com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração – CONSAD anuncia a realização do 6º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte – CONGESP.

O Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte foi criado no ano de 2007 e desde então suas cinco edições tem causado grande repercussão entre todos os que fazem ou estudam a administração pública, face suas temáticas, com o que de moderno se pratica e se discute no mundo.

A finalidade do Congresso é gerar conhecimento na área de gestão pública, disseminando e analisando experiências inovadoras em todas as esferas de poder. A importância do evento reside no estímulo ao avanço da capacidade de formular e implementar políticas e ações orientadas para resultados, atendendo melhor as demandas da sociedade.

A abordagem da programação técnico-científica engloba discussões de grande relevância para o desenvolvimento de novas metodologias, ferramentas e cenários no qual refletirão em contribuições efetivas para o aprimoramento e profissionalização da gestão pública neste estado e no país.


OBJETIVOS:

A finalidade do Congresso é gerar conhecimento na área de gestão pública, disseminando e analisando experiências inovadoras em todas as esferas de poder.

A importância do evento reside no estímulo ao avanço da capacidade de formular e implementar políticas e ações orientadas para resultados, atendento melhor as demandas da sociedade.
Os principais objetivos do 6° CONGESP RN são:

» Promover a atualização dos profissionais de gestão do setor público por meio de conhecimentos sobre pesquisas e estudos relevantes da administração pública;

» Discutir o papel da gestão pública no desenvolvimento de políticas dos diversos níveis de decisão;

» Debater novos modelos de gestão pública, visando descobrir alternativas para aumentar a produtividade de organizações públicas e empresas estatais;

» Atualizar-se sobre as novas tendências da gestão pública inserida em cenário global;

» Fomentar a integração dos profissionais da gestão pública na perspectiva da formação de uma forte rede de relacionamentos.

Dia 30/07/2012

HORÁRIOAUDITÓRIO
8h às 9hCredenciamento
9h às 10hSolenidade de Abertura
10h às 11h
Conferência Magna de Abertura
Tema: Educação
Conferencista: Arnóbio Marques (Secretário de Articulação do MEC)
11h às 12h
Painel de Plenária

Painelista: Jaime Mariz de Faria Filho (Secretário de Políticas de Previdencia Complementar - MPS)
Tema: "Políticas de Previdência Complementar no Brasil"
Painelista: Gustavo Barbosa (Presidente da Rioprevidência)
Tema: "Nova Previdência no Setor Público do RJ"
12h às 14hALMOÇO
PALESTRAS/PAINÉISSala 1Sala 2Sala 3Sala 4
Gestão de PessoasGestão de Políticas Públicas SetoriaisGestão EstratégicaGestão de Compras Governamentais
14h às 15h
Palestra
Tema: Modelagem de Gestão de Carreiras
Palestrante: Humberto Martins (Diretor do Instituto Publix)

Palestra
Tema: Gestão de Saúde no Rio de Janeiro
Palestrante: Flávio Alcoforado (Subsecretário de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do RJ)

Palestra
Tema: Gestão Estratégica e Controle
Palestrante: Paulo Fresneda (Pesquisador da EMBRAPA)

Palestra
Tema: Compras Verdes
Palestrante: Denise Cavalcanti (Secretária do Meio Ambiente de SP)
15h às 16h
Palestra
Tema: Gestão de Pessoas
Palestrante: Paulo Sardinha (Presidente da ABRH-RJ)

Palestra
Tema: Gestão da Educação
Palestrante: Claudia Costin (Secretária Municipal de Educação do RJ)

Palestra

Tema: "Um Caso de Gestão Estratégica do Controle Externo no TCE/RN"
Palestrante: Valério Mesquita (Presidente do TCE/RN)

Palestra

Tema: "MPEs nas Compras Públicas"
Palestrante: José Ferreira de Melo Neto(Superintendente do SEBRAE/RN)
16h às 17h
Palestra

Tema: O Servidor como Empreendedor Social
Palestrante: José Bezerra Marinho (Consultor)

Palestra

Tema: Compras Governamentais
Palestrante: Ciro Fernandes (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão)

Dia 31/07/2012

HORÁRIOPALESTRAS
PALESTRAS/PAINÉISSala 1Sala 2Sala 3Sala 4
Gestão de PessoasGestão de Políticas Públicas SetoriaisGestão EstratégicaGestão de Compras Governamentais
9h às 10h
Palestra

Tema: Sistema de Segurança no Estado de PE
Palestrante: Wilson Damázio (Secretário de Defesa Social de PE)

Painel

Tema: "Novos Arranjos Organizacionais no Setor Público Brasileiro"
Painelistas: João Maria Oliveira (Pesquisador do IPEA) e Heloisa Garcia(Diretora do PNAGE e PROMOEX do MPOG)
10h às 11h
Palestra

Tema: "Compras Governamentais"
Palestrante: Jair Santana(Consultor)
11h às 12hAUDITÓRIO - Conferência de Encerramento
12h às 12:15hSolenidade de Encerramento
Palestrantes:

Gustavo de Oliveira Barbosa


Presidente da Rioprevidência

Graduado em Ciências Contábeis - UNICEUB. Pós-graduado em Gestão Executiva de Fundos de Pensão - ICAT/UDF. Gerente Nacional de Previdência Pública e Privada. Atualmente é o diretor – presidente da Rioprevidência.










Jaime Mariz de Faria Filho


Secretário de Políticas de Previdencia Complementar - MPS

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Foi Pró-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Presidente da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – COSERN por duas vezes e, também por duas vezes, Secretário de Estado do Rio Grande do Norte – tendo dirigido as pastas de Planejamento e Finanças, e a de Administração, Recursos Humanos e Previdência. Além disso, exerceu a presidência do Conselho Estadual de Previdência do Estado do Rio Grande do Norte.

Atualmente, é Secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, entre outras funções.


Jair Eduardo Santana


Mestre em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professor em cursos de pós-graduação (PUC Minas Virtual), atua na capacitação de servidores públicos das três esferas de governo. É Vice-Presidente do Grupo Gestor e Superintendente de Implantação de Projetos Especiais de Sustentabilidade no âmbito do Tribunal de Justiça de Minas Gerais onde, dentre outras atividades, integra o Grupo de Trabalho responsável pela construção do SAG (Sistema de Apoio à Gestão/Centro de Custos na Administração Judiciária). Possui teses premiadas em concursos jurídicos e detém, dentre outros títulos, o Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alckmin, honraria conferida em 2001 no Estado de Minas Gerais. Ministra cursos e treinamentos de Licitação e Contratos Administrativos, Pregão e Gestão Fiscal Responsável, Orçamentos e Controle da Administração Pública. Foi Superintendente de Orçamento do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, onde opera diretamente com licitações e contratações, além de ter exercido atividades próprias e compreendidas na elaboração, execução e controle do orçamento do Poder Judiciário Mineiro. Autor de diversas obras jurídicas (livros e artigos publicados em revistas especializadas).


João Maria Oliveira


Pesquisador do IPEA

Engenheiro Civil pela UFRN. Mestre em Administração pela UFRN. Ex-secretário de Administração Adjunto do Governo do RN. Ex-consultor do PNUD.

Atualmente é Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA na Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura.












José Ferreira de Melo Neto




Superintendente do SEBRAE/RN

Economista graduado pela Faculdade Cândido Mendes, Rio de Janeiro. Pós-Graduado na Universidade de Campinas, São Paulo, em Consultoria para Pequenas e Médias Indústrias. Foi Diretor Presidente do Banco de Desenvolvimento do RN. Foi Diretor Regional do SENAC-RN.

Em 2008, foi escolhido Economista do Ano pelo Conselho Regional de Economia.

Ocupa o cargo de Diretor Superintendente do SEBRAE RN desde 2003 e preside a Associação Brasileira dos SEBRAEs Estaduais – ABASE



Valério Mesquita


Presidente do Tribunal de Contas do Estado

Bacharel em Direito formado pela UFRN. Desde cedo enveredou pelos caminhos da política. Foi prefeito de sua cidade, de 1973 a 1975 e foi deputado estadual por quatro legislaturas. Presidiu a Fundação José Augusto, é Sócio Fundador da União Brasileira de Escritores do Rio Grande do Norte e Honorário do Conselho Estadual de Cultura do Estado, do Instituto Histórico e Geográfico do RN e da Academia Norte–Riograndense de Letras, cadeira n°21. Atualmente é o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte.

















Praiamar Natal Hotel & Convention
Rua Francisco Gurgel, 33
Ponta Negra, Natal/RN, Brasil
CEP: 59.090-050


Contato:
http://congesprn.com.br/
www.Twitter.com/CongespRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário